Como a rinoplastia pode melhorar minha respiração?

Problemas de respiraçãoA rinoplastia é uma cirurgia do nariz que é feita muitas vezes em questão estética como afinar o nariz, diminuir ou aumentar o nariz, etc. Mas também ela é feita para o desvio do septo.

Muitas pessoas que tem uma respiração prejudicada, pode estar fazendo a correção de desvio de septo. Junto com essa cirurgia também já pode ser feito a correção de defeitos estéticos do nariz, esse procedimento é chamado rinosseptoplastia.

É muito raro encontrar uma pessoa com septo totalmente reto. Quanto mais anterior for o desvio de septo, próximo das narinas, mais obstrutivo ele é, pois esta área é mais estreita. Estes desvios mais anteriores, principalmente quando localizados na ponta do nariz, podem também causar a ponta nasal caída.

Veja a imagem abaixo uma cirurgia de rinoplastia antes e depois:

Ponta Nasal Caída

Neste caso, a cirurgia de rinosseptoplastia é a melhor opção, pois além de melhorar a parte funcional, deixa a ponta nasal mais projetada e de acordo com o seu formato de rosto.

Informações importantes

Caso você opte por uma rinoplastia estética, é preciso ser avaliada a possibilidade e as expectativas da cirurgia em questão. É muito importante deixar bem claro para o responsável da cirurgia como que você deseja o nariz e o motivo.

Por ser uma cirurgia simples, mas detalhista, a rinoplastia pode ter consequências estéticas graves. Por isso, tenha certeza para fazer essa cirurgia.

Rinoplastia preço? O preço dessa cirurgia é um fator determinante para boa parte das pessoas, pois em muitos casos, o valor chega ser muito alto. Por isso, você deve colocar na balança se compensa pagar o valor.

A rinite é uma doença muito comum e que pode dar a sensação de nariz entupido por causa do aumento dos cornetos nasais. Nestes casos, é fundamental fazer um tratamento adequado da rinite com medicamentos antes de se indicar cirurgia. Somente em último caso que a cirurgia é feita.

Tanto o otorrinolaringologista quanto o cirurgião plástico estão habilitados a fazer a cirurgia de rinosseptoplastia.

É muito importante destacar que a cirurgia pode ser feita de forma aberta ou fechada. Na via aberta, é feita uma incisão na pele e descolado o nariz. Na forma fechada, a incisão é feita dentro do nariz, sem pontos externos. Será o seu médico-cirurgião que escolherá o tipo de rinoplastia.

Para entender melhor sobre a forma aberta e fechada, assista o vídeo abaixo:

O pós-operatório da rinosseptoplastia costuma ter dor leve a moderada, que é resolvida com analgésicos e suplementos. A dificuldade respiratória tende a melhorar na primeira até a segunda semana. É importante fazer uma boa limpeza nasal, várias vezes ao dia, para evitar acúmulo de secreções que possam infeccionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *